Novo radar será aferido nessa semana na Av. 9 de Abril

Publicado em 16/05/2016 - 15h25

Empresa espera a equipe do Inmetro para calibrar o equipamento de segurança

A DCT Tecnologia e Serviços Ltda; empresa contratada pela Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) para instalação dos radares no município, solicitou junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para os próximos sete dias a aferição do novo radar instalado na Avenida Nove de Abril, próximo ao Hospital de Modelo Cubatão. Por enquanto o equipamento de segurança permanece inoperante.

Por enquanto o equipamento de segurança permanece inoperante. Ao contrário das notícias vinculadas nas redes sociais de que a companhia teria alterado o dispositivo para surpreender os usuários, a CMT tem implantado o sistema por etapas e dentro das normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o superintendente substituto da CMT, Flávio de Mattos, a motivação para colocação do radar foi o excesso de irregularidades constatadas e, também, os inúmeros acidentes ocasionados nessa via. “A nossa missão é garantir a segurança dos próprios motoristas e pedestres que trafegam no local. A medida não visa apenas à penalidade, contudo o objetivo é reeducar os condutores” – ressaltou.
Um levantamento feito pelo setor de engenharia de tráfego apontou 43 acidentes nos últimos 12 meses no trecho onde o radar foi colocado. Para o assessor de engenharia de tráfego da autarquia, Valtemir Ribeiro, o lugar carece do sistema de segurança, pois naquele lugar há um contingente significativo por ter ali nas adjacências o Hospital Modelo, Hospital Infantil, a Estação das Artes, Posto de gasolina, clínicas médicas, os abrigos de ônibus e diversos estabelecimentos comerciais.

A velocidade permitida é de 40Km/h – Uma das indagações dos munícipes têm sido a velocidade regulamentada nesse trecho. Todavia, a CMT informou que em alguns trecho da Avenida Nove de Abril é permitido a velocidade de 50Km/h, contudo próximo ao hospital a velocidade segura sempre foi de 40Km/h. Segundo Valtemir Ribeiro o local sempre foi sinalizado com placas, portanto a única alteração será a implantação do equipamento de segurança.

Inicio da operação do sistema – No primeiro momento, a empresa DCT Tecnologia e Serviços Ltda instalou o equipamento e na sequencia a equipe de operação da CMT realizou a manutenção das placas de sinalização no local. O próximo passo será a aferição do radar pelo Inmetro para calibrar a velocidade e garantir a tenuidade das notificações.
Ainda de acordo com Valtemir Ribeiro nos primeiros dez dias após o término das aferições o motorista que trafegar acima da velocidade permitida será notificado, porém não sofrerá nenhuma penalidade. “A ideia é disciplinar e oferecer um tempo de adaptação para os motoristas. Sem falar do trabalho do setor de comunicação que fará a divulgação por meio de faixas, matérias etc.” – disse.

15/04/16 - GERAL - Secretário fala sobre reprovação da estrutura administrativa da CMT
  11/04/2016 - GERAL - Passeio Ciclístico de Cubatão é destaque no domingo
  05-02 - GERAL - Ruas interditadas devido ao carnaval 2016