O novo radar na Av. 9 de Abril começará a operar na sexta-feira

Publicado em 07/06/16 - 9h03

O dispositivo passou por aferição e foi aprovado pelo Inmetro para operar

O novo radar instalado na Avenida Nove de Abril, próximo à Estação das Artes, passou por aferição ontem (dia 6) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) começará a autuar os motoristas que transitarem acima da velocidade permitida (40 Km/h) a partir de sexta-feira (10).

A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) informa que manteve o equipamento funcionamento por quase 30 dias apenas para as realizações de testes e também para adaptação dos usuários. De acordo com o superintendente substituto da companhia, Flávio de Mattos, o objetivo do dispositivo é educar os motoristas proporcionando maior segurança. Contudo poder reduzir o número de acidentes que foram registrados nos últimos meses na via.
Além do pessoal do Inmetro, esteve no local para a realização do processo de aferição um técnico da empresa DCT Tecnologia e Serviços Ltda; empresa contratada pela CMT, e os agentes de trânsito da autarquia para dar o apoio e acompanhar os trabalhos.
Para calibrar o equipamento o motorista do Inmetro percorreu sobres às faixas monitoradas por vinte vezes para atestar o funcionamento do radar. Depois de meia hora de serviço os resultados do dispositivo de segurança foram satisfatórios e o equipamento de segurança foi aprovado para operar.

Dúvidas sobre a velocidade de 40 Km/h do local – O assessor de engenharia de tráfego da CMT, Valtemir Ribeiro, afirmou que a velocidade naquele trecho da Avenida 9 de Abril não foi reduzida por causa da implantação do radar. Ribeiro explicou que ação da companhia foi monitorar a via para reduzir os acidentes e proporcionar mais segurança para todos.
“Em alguns pontos da Avenida 9 de Abril é permitido a velocidade de 50Km/h, contudo próximo ao hospitais, comércios, posto de gasolina, pontos de ônibus como é naquele local não há duvida que a velocidade segura é de 40Km/h” - ressaltou.
Segundo Ribeiro, o local sempre foi sinalizado com placas com a mesma velocidade permitida, portanto a única alteração será a implantação do equipamento de segurança.

16/05/2016 - GERAL - Novo radar será aferido nessa semana na Av. 9 de Abril
  15/04/16 - GERAL - Secretário fala sobre reprovação da estrutura administrativa da CMT
  11/04/2016 - GERAL - Passeio Ciclístico de Cubatão é destaque no domingo