Buggys da CMT viram atrações principais no encerramento da Semana de Prevenção de Quedas

Publicado em 24/06/06 - 18h

Com muitas atividades e um dia pra lá de animado, aconteceu na sexta-feira (24), no Parque Anilinas, o encerramento da Semana de Prevenção de Quedas de Idosos. O evento, organizado pela Secretaria de Saúde de Cubatão, teve como objetivo enfatizar a prevenção da saúde após os 60 anos.

Ao longo da semana, foram diversas atividades. Contudo, neste último dia, o pessoal da terceira idade participou de uma sessão no cinema com direito a pipoca e tudo. Após o filme, os idosos foram de "Carona no Buggy", um programa que é realizado pela Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT).

De Carona no Buggy é um projeto em que o participante percorre um pequeno circuito com sinalizações que simulam o cotidiano das vias no munícipio. Com a estrutura montada para atender aos idosos, muitos dos participantes aproveitaram para passear nos carros pela primeira vez.

Esse foi o caso da moradora da Vila Natal, Josinete Leite da Silva, 75 anos, que disse estar muito emocionada, pois a experiência foi um sonho realizado. "Eu sempre tive vontade de andar nesses carrinhos. Quando avistei os carros, meu coração bateu mais forte" - afirmou, rindo.

A empresa Viação Translíder também participou do evento, emprestando um ônibus que ficou no local para orientar os idosos sobre os cuidados necessários nos transportes públicos. De acordo com o motorista da empresa, Francisco Marques das Chagas, profissional no ramo há mais de 50 anos, a iniciativa é ótima, pois essa é uma oportunidade de ensinar e conscientizar dos cuidados que se deve ter. "Foi muito bom, espero que possa ser realizado outras vezes" - disse.

Os profissionais da saúde prepararam também um café da tarde, além das diversas atividades físicas. Morador da Vila Nova, Luiz Azevedo, de 68 anos, disse ter ficado surpreso com a ação no parque Novo Anilinas, porém aproveitou para participar de todas as atividades. "Olha, a Prefeitura está de parabéns! Sinceramente, eu não tenho o que reclamar da nossa Cidade. Tivemos uma sexta-feira muito agradável e divertida" - ressaltou.

Prevenção de Quedas - Com o tema "Cair de maduro é só para Fruta" o projeto visa conscientizar e orientar os idosos. Num panfleto distribuído no evento, a probabilidade de queda aumenta com o avançar da idade. Quase 30% das pessoas acima de 60 anos caem pelo menos uma vez por ano.

As quedas de pessoas da terceira idade correspondem a metade das hospitalizações decorrentes de traumas. Existem vários fatores de riscos para uma ou mais quedas ocorrerem, como diminuição da visão ou audição, osteoporose, sedentarismo, tontura e vertigem, distúrbios psiquiátricos, fraqueza muscular e dor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMT
Texto: Felipe dos Santos
Fotos: Alê Souza

07/06/16 - GERAL - O novo radar na Av. 9 de Abril começará a operar na sexta-feira